Formação em Psicanálise
Tornar-se psicanalista é um processo de construção que envolve análise pessoal, prática clínica supervisionada e formação teórica. O percurso oferecido por Berggasse Viena trabalha em dois desses pilares, seminários teórico-clínicos e supervisão individual e coletiva de casos clínicos. Acreditamos que a escolha de um psicanalista, por sua vez, é um processo pessoal, o qual não deve ser outorgado de modo arbitrário por uma instituição.
A construção de uma relação analítica deve respeitar os aspectos idiossincráticos de cada sujeito, desde o início, a fim de que a dinâmica inconsciente esteja a atuar livremente na configuração de uma relação transferencial.
Os seminário teórico-clínicos ocorrem 1 vez ao mês, aos sábados pela manhã e tarde, nos horários de 8:00hs-12:00hs e 14:30hs-18:30hs. Em cada um dos turnos ocorrem, regularmente, 2h45min de atividades teóricas e 1 hora de supervisão de 1 caso clínico atendido por um dos analistas em formação.
Ao todo, o percurso oferecido por Berggasse Viena totaliza 40 seminários teórico-clínicos, 24 horas de supervisões individuais (8 por ano, a partir do segundo ano) e 30 horas de supervisões coletivas (realizadas mensalmente, a partir do segundo mês de seminários).
Investimento
48 x R$ 580,00
Local dos seminários
Hotel Victoria Plaza, Palmas, Tocantins
Edital para ingresso na Formação em Psicanálise 2024
Cursos de Curta Duração
Tornar-se psicanalista, em uma perspectiva pluralista e não dogmatizada em escolas de pensamento, inclui, além do domínio teórico-conceitual das obras freudianas, uma compreensão dos avanços na técnica promovidos por autores pós-freudianos.
Nessa direção, entendemos ser de fundamental importância a realização periódica de Cursos de Curta Duração, nos quais serão introduzidos alguns dos grandes autores da história do movimento psicanalítico, bem como outros, mais recentes, os quais têm promovido nos últimos anos colaborações teórico-conceituais que incidem significativamente no manejo clínico de quadros de adoecimento psíquico e na compreensão etiológica das psicopatologias.
Público alvo: Analistas em formação, estudantes de graduação e pós-graduação, público geral.